terça-feira, 10 de novembro de 2015

Hurricane O Furacão 1999 Filme Completo Dublado

Filme Luso-Brasileiro A ILHA DOS ESCRAVOS

O Cuidar no Terreiro

Filme - Jardim das Folhas Sagradas Completo

Atabaque Nzinga

Malcolm X (1992) Official Trailer - Denzel Washington Movie HD

Crianças Invisíveis - Dublado - Português

Filme Quanto Vale Ou É Por Quilo (completo) DUBLADO.

Quilombo Palmares!!

Navio Negreiro

História da Resistência Negra no Brasil - Documentário de José Carlos As...

O Xadrez das Cores: o preconceito e o desafio da acolhida da diversidade

Agosto Negro - Black August

In Memorian - Negros que fizeram a história do Brasil

A negação do Br - o negro nas novelas 6/7

Representação estética do negro na mídia.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros - CBPN


Participe e Divulgue o V CBPN acontecerá na UESB, Campus de Jequié, entre 16 e 20/11/2015, e tem como tema “Produções culturais Afro-Brasileiras e diversidade: territorialidades, histórias e saberes”.        
O evento será articulado com o IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, a XI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e o II Seminário do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, já organizados pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE.
A parceria se apresenta como uma oportunidade ímpar ao reunir vários pesquisadores, docentes e discentes de todo o Estado da Bahia, bem como, pessoas interessadas pela temática.
Desde a sua primeira edição, o CBPN tem buscado atingir os seguintes objetivos: promover intercâmbios sobre as experiências de pesquisas; tomar posições que implementem ações de participações efetivas nos debates sobre assuntos relacionados à africanidade e questões raciais; inventariar as áreas e temas de interesse dos pesquisadores negros; criar estratégias com vistas a buscar apoio e convênio com as instituições de fomento nacionais e internacionais; propor mecanismos de divulgação de resultados das pesquisas concluídas e em andamento; apresentar e participar de projetos e atividades de Programas de Graduação e de Pós-Graduação, que visem a contribuir para a implementação da Lei 10.639; fomentar o intercâmbio com instituições que estão discutindo temas diretamente ligados aos interesses das populações negras.
A programação dos eventos incluirá palestras, conferências, minicursos, oficinas, mostras de fotografia/vídeo e apresentações artísticas. 
Para Saber Mais: SITE

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Campanha #SPcontraoRACISMO - Santos Futebol Clube

Marcha das Mulheres Negras 2015: contra o Racismo, a Violência e pelo Be...

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA 
 

Da escravidão de negras e negros, ergueu-se a riqueza, a propriedade privada e os meios de produção do Brasil Colônia até o Brasil Contemporâneo. As injustiças, violências e explorações sofridas, pela população negra brasileira, têm seus efeitos ecoando ainda hoje, e as pontuais vitórias na promoção da igualdade racial, ainda são tímidas, em vista da enorme desigualdade social, da violência e omissão do estado brasileiro. Por isso novembro é o mês simbólico para a reflexão.
127 anos após a abolição, o Brasil figura entre as grandes nações, sendo a sétima economia mundial. A população negra, contudo, continua em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso à habitação, saúde, educação, segurança, justiça, transporte, esporte, lazer, cultura e sobretudo ainda é alienada de sua ancestralidade, por meio do racismo institucional, que ocupa diversos níveis tanto no setor público quanto no privado, vide as constantes tentativas de implementação da lei 10.639/03 e da portaria nº 992, de 13 de maio de 2009.
A população negra é a maior vítima da violência nas periferias brasileiras, sobretudo da praticada pelo estado, tanto na área da segurança pública, vide os autos de infração e o extermínio da juventude negra, a juventude negra é a maior vítima de homicídios em nosso país. Segundo a Anistia Internacional, dos 56 mil homicídios que ocorrem por ano no Brasil, mais da metade são entre os jovens e 77% são negros e pardos, quanto da saúde, pois as mulheres negras costumam receber em média menos tempo de atendimento médico que mulheres brancas e que compõem 60% das vítimas da mortalidade materna no Brasil. Além disso, somente 27% das mulheres negras tiveram acompanhamento durante o parto segundo a pesquisa do ministério da saúde, ao contrário dos 46,2% das mulheres brancas; e 62,5% das mulheres negras receberam orientações sobre a importância do aleitamento materno, preteridas em favor dos 77% das mulheres brancas. O próprio estado admite o racismo institucional e a omissão no atendimento a população negra.
A chama da luta, inspirada por Zumbi dos Palmares (“abatido” em 20 de novembro de 1695) nunca pode se apagar, pois ainda temos um considerável caminho na questão do espaço das negras e negros na mídia, no judiciário, no legislativo, no executivo, além de tantas outras plataformas político- institucionais, de luta cotidiana contra o racismo, discriminação, xenofobia e intolerâncias correlatas.
Algumas reflexões: 






 
Para Saber Mais:
GELEDES 
NEGRO BELCHIOR 
SEMIDH 
SEPPIR PR 
PALMARES
 
 
 

terça-feira, 3 de novembro de 2015

VOL. 7, nº 17 (2015): REVISTA DA ABPN - DOSSIÊ QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E LINGUAGENS

Já está disponível a décima sétima edição da Revista da ABPN, composta por 11 artigos do Dossiê Temático Questões Étnico-Raciais e Linguagens organizado pelas professoras Dra. Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ), Dra. Liana de Andrade Biar (PUC-Rio) e pelo professor Dr. Roberto Carlos da Silva Borges (CEFET/RJ), bem como 6 artigos de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil.
A finalidade do dossiê é dar visibilidade a discussões acadêmico-científicas que remetem às dimensões simbólicas das identidades e relações étnico-raciais no discurso institucional, cotidiano e literário.      
Para Saber Mais:
VOL. 7, nº 17 (2015): REVISTA DA ABP

terça-feira, 7 de julho de 2015

Incorporação do Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas para a Doença Falciforme.

Caros Amigos no dia 1º de julho de 2015, mais uma vitória da sociedade civil foi materializada por meio da publicação da portaria nº 30, de 30 de junho de 2015 que tornou pública a decisão de incorporar no âmbito do SUS o transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico aparentado para tratamento da doença falciforme, conforme estabelecido pelo ministério da saúde.
Com essa decisão a perspectiva é que a partir de agora, tenhamos 100 transplantados por ano, ao invés de 3 por ano na modalidade experiemental.
Não podemos nos esquecer de citar a luta da Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme, FENAFALConselho Nacional de SaúdeSociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Fundação Hemocentro para que este momento enfim se tornasse realidade.
Para Saber Mais: 
Resumo Executivo 151/ julho de 2015
Fapesp 
CONITEC 
Ficha Técnica:  
A publicação no DOU nº 143 de 1º de julho de 2015, pág. 49. Segue o Resumo Executivo para incorporação do Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas para a Doença Falciforme.

Procedimento: Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas – TCTH (denominado genericamente de transplante de medula óssea) é um tipo de tratamento proposto, em sua maioria, para algumas doenças que afetam as células do sangue. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição da hematopoese.

Doença: O termo anemia falciforme é reservado para a forma de doença que ocorre nos homozigotos (SS). O gene da hemoglobina S pode combinar-se com outras anormalidades hereditárias das hemoglobinas, como hemoglobina C e betatalassemia, entre outros, gerando combinações que também são patológicas em conjunto e que são denominadas Doenças Falciformes (DF).

A DF é uma das mais frequentes doenças genéticas no Brasil e caracteriza-se pela presença predominante de hemoglobina S que tem a propriedade de formar polímeros quando desoxigenada. Estima-se que 25.000 – 50.000 pessoas tenham a doença em estado homozigótico (SS – anemia falciforme) ou na condição de heterozigotos compostos (SC, SD, SE, Sbetatalassemia – doença falciforme)

Recomendação da CONITEC: Recomendar a incorporação da indicação de Transplante de Células-tronco Hematopoéticas em Doença Falciforme no Regulamento Técnico do SistemaNacional de Transplantes.

Consulta Pública: Foram recebidas 284 contribuições na consulta pública a favor da incorporação com pontuais sugestões de complementação, no entanto todos os pontos foram esclarecidos no relatório final. Contudo, as informações recebidas não alteraram a recomendação inicial, pois não foram apresentados fatos ou evidências novas.

Deliberação da CONITEC: Os membros da CONITEC, presentes na reunião realizada no dia 6/5/2015, após discutirem os condicionantes deliberaram recomendar a incorporação do transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico aparentado para tratamento da doença falciforme, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Foi assinado o Registro de Deliberação nº119/2015.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Últimos dias para efetuar as inscrições para o 1º Curso de Cuidadores e Cuidadoras de Pessoas Idosas, que será promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), na Estação do Metrô da 112 Sul, no Plano Piloto.


O curso terá início na próxima segunda-feira (16 de março) e segue até o dia 19 de maio. Serão ministradas, ao todo, 160 horas de aulas teóricas, na 112 Sul, e 60 horas de estágio numa instituição de longa permanência (abrigo).              

Há 40 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3245-3969, ramal 224, ou pela internet no endereço http://goo.gl/axQNog. A iniciativa é da Coordenação de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas da Semidh.         

Cuidados - “O envelhecimento, quando acompanhado de limitações funcionais, exige cuidados multidisciplinares que precisam ser abordados por profissionais habilitados”, diz o coordenador Marcio Valério, ao reforçar que o curso tem o objetivo de habilitar pessoas para atender as necessidades específicas deste público.            

Ainda segundo ele, o curso tem ainda o objetivo de suprir a falta de experiência de boa parte dos cuidadores ou complementar a formação dos mais experientes. “A profissão não é regulamentada. Existem cursos pagos com carga horária reduzida, realizados em um dia ou num final de semana. O nosso curso é extenso, aborda as diversas áreas e tem aulas teóricas e práticas totalmente gratuitas”, diz o coordenador.
Além disso, destaca Valério, o espaço onde será realizado o curso (sede da Coordenação, na 112 Sul) é um local específico para os idosos. “É um curso completo, com estágio em instituição de longa permanência para idosos. Os instrutores são profissionais de várias áreas, como psicólogos, psiquiatras, geriatras, especialistas na área de saúde e direito e o conteúdo programático aborda os diferentes aspectos da atividade profissional”.

SERVIÇO
1º Curso de Cuidadores e Cuidadoras de Pessoas Idosas             
  • Data: início 16 de março e encerramento 19 de maio (aulas de segunda a sexta)             
  • Hora: 14h às 18h              
  • Local: Estação do Metrô 112 Sul (auditório)        
  • Duração: 160 horas de aulas teóricas e estágio de 60 horas numa instituição de longa permanência                                      
  • Vagas: 40            
  • Inscrições: gratuitas, pelo telefone 3245-3969, ramal 224, ou pela internet 

  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO:           

  • Aspecto sociodemográficos do envelhecimento             
  • Inclusão social do idoso                
  • Perfil do cuidador           
  • Interrelação idoso e família        
  • A importância do idoso para a família    
  • Emergência em domicilio            
  • Quedas consequências para o idoso como prevenir       
  • Religiosidade do idoso  
  • Estatuto do Idoso           
  • Aspectos legais do envelhecimento – Proteção Social   
  • Aspectos legais do cuidador – Legislação vigente            
  • Aspectos psicológicos do envelhecimento          
  • Incontinência urinaria – Constipação intestinal
  • Alterações com a pele – Cuidados          
  • Cuidados básicos na higiene oral             
  • Doenças prevalentes nos idosos             
  • Higienização do idoso e cuidados            
  • Alimentação- nutrição para idosos          
  • Depressão no idoso       
  • Sentimento despertados pelos cuidadores        
  • O envelhecimento mental. Demências – Cuidados         
  • Experiência exitosa no cuidado com doente de Alzheimer – Como obter apoio
  • Demências - doenças de Alzheimer
  • Demências repercussão sobre o paciente idoso e seus familiares e cuidadores
  • Cuidados e procedimentos – O idoso e o meio em que vive
  • Medicamentos – Administração oral e tópica (cuidados e observação do profissional de saúde e suas orientações)      
  • Imobilidade, movimentação de transferência   
  • Direitos Humanos           
  • Rede de proteção a pessoa Idosa           
  • Sexualidade da pessoa idosa     
  • As novas famílias             
  • Experiencias de cuidadores que fizeram o curso (roda de conversa)      
  • Biodança

 PROFISSIONAIS QUE INTEGRAM O CORPO DOCENTE
  • Vera Terezinha Silveira da Silva – Enfermeira e mestre em gerontologia         
  • Clari Munhoz Assistente Social – Formação em gerontologia     
  • Paula Ribeiro Defensora Pública – Formação em  gerontologia 
  • Luciana Leite Assistente social – Formação em gerontologia      
  • Ana Paula Campos psicóloga – Título de gerontologia    
  • Roseli de Sousa – Assistente Social da coordenação da Central Judicial do Idoso
  • Thais  Garcia Amâncio – Enfermeira do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso SES/DF

sexta-feira, 6 de março de 2015

Semana de acolhimento da Faculdade de Ciências da Saúde - UnB | Dia 10 de março de 2015 das 15h ás 18h no Campus da UnB Brasília


A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília receberá  os estudantes que ingressarão nos cursos, com uma programação baseada na política integral de atenção à saúde da população negra – Um objeto de estudo necessário para as ações afirmativas no SUS e a programação é baseada em experiências de governos, academia e sociedade civil.
O evento conta com uma programação que trará as tradicionais apresentações de cada curso aos novos estudantes, rodas de conversa na Tenda Paulo Freire, plantio de hortas medicinais e alimentos orgânicos, a exposição “Forças da Saúde”, dentre outras atividades. Na terça-feira, 10 de março, a partir das 15h o encontro é para toda a comunidade FS, o  encontro promoverá a oportunidade dos novos alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Gestão em Saúde Coletiva, Nutrição e Odontologia conhecerem seus coordenadores de curso o funcionamento da Faculdade, bem como, vivenciar experiências exitosas dos parceiros institucionais da Universidade de Brasília. 
Programação: 
 Dia 10/03 – Terça-feira
 Período da Tarde |  das 15h ás 18h
Mesa redonda: Saúde Integral da População Negra  | Um objeto de estudo necessário para as ações afirmativas no SUS       



Rui Leandro
Departamento de Apoio a Gestão Participativa
Ministério da Saúde
Tema: Edital de Pesquisas 2014              
   




Fátima Marinho 
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos
Ministério da Saúde

Tema: Qual a importância da leitura de Dados Desagregados por raça/cor;



 Inez Montagner
Curso de Gestão em Saúde Coletiva
Universidade de Brasília                                                                                     Tema: A experiência em criar a formação audiovisual sobre saúde da população negra






Elvis Magalhães
Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme
Tema: Blitz na Rodoviária para testagem rápida de Eletroforese
Ação Informativa sobre a Doença Falciforme  









Fernanda Lopes

Fundo de População das Nações Unidas
Tema: O Livro da Saúde da População Negra     

segunda-feira, 2 de março de 2015

Ativismo Quântico, Saúde e Criatividade no Céu de Brasília





Amit Goswami, escritor e  PHD em física, principal referência mundial em estudos que conciliam ciência e consciência, estará em Brasília, nos dias 20 e 21 de março, para realizar workshop e palestra Ativismo Quântico, Saúde e Criatividade.

O conceito de ativismo quântico e sua aplicação na saúde e na criatividade serão debatidos e explorados. Autor de “A Física da Alma”, “Criatividade para o século 21″ e “O Ativista Quântico”, tornou-se mundialmente reconhecido após participar do filme “Quem Somos Nós?”, e foi protagonista do premiado documentário “O Ativista Quântico”.

Amit Goswami desenvolveu o conceito de Ativismo Quântico baseado nos princípios da física quântica. É uma forma diferente de ativismo, que busca desenvolver nos indivíduos e na sociedade uma nova visão de mundo. Amit acredita que a saúde é um campo fecundo a aplicação de uma ciência baseada na primazia da consciência, com a capacidade extraordinária de integrar ciência convencional, espiritualidade e cura.

“... podemos aprender, todos podemos praticá-la pelo mesmo tipo de processo criativo que pessoas usam para criar grandes obras de arte, ou grandes descobertas científicas. Nós agora podemos usá-la para grandes curas. Então, desta forma a perspectiva da saúde integrativa é enorme, mas temos que usar o ativismo quântico para inseri-la em nossa sociedade.” Amit Goswami


Serviço:

 Palestra
Dia: 20/03
Hora: 19h ás 21h30
Local: IESB -   Campus Sul
Asa Sul - SGAS Quadra 613/614 - Lotes 97 e 98 L2 Sul - Brasília - DF
Valor previsto: gratuito

Workshop
Dia: 21/03
Hora: 8h ás 17h
Local: Centro Universitário - UDF 903 sul.
Valor previsto: R$.500,00

Atenção Jovem! Última chamada para participar do Projeto UNAIDS Brasil

 
A UNAIDS, UNICEF e UNESCO em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (DDAHV/SVS/MS) anunciam oportunidade na área de políticas públicas de saúde para jovens líderes!
As inscrições para a seleção do “Curso de Formação de Novas Lideranças das populações-Chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/AIDS”, que será realizado em Brasília de 7 a 11 de maio de 2015, podem ser feitas entre os dias 18 de fevereiro a 08 de março de 2015 (até 23h59).
Os(as) candidatos(as) devem ter entre 18 a 26 anos, ser ativistas e/ou fazer parte de um das populações-chave e ter disponibilidade de tempo para realizar todas as atividades propostas pelo curso. Inscrições: até o dia 8 de março 
Para Saber Mais:
Acesse o edital