terça-feira, 10 de novembro de 2015

Hurricane O Furacão 1999 Filme Completo Dublado

Filme Luso-Brasileiro A ILHA DOS ESCRAVOS

O Cuidar no Terreiro

Filme - Jardim das Folhas Sagradas Completo

Atabaque Nzinga

Malcolm X (1992) Official Trailer - Denzel Washington Movie HD

Crianças Invisíveis - Dublado - Português

Filme Quanto Vale Ou É Por Quilo (completo) DUBLADO.

Quilombo Palmares!!

Navio Negreiro

História da Resistência Negra no Brasil - Documentário de José Carlos As...

O Xadrez das Cores: o preconceito e o desafio da acolhida da diversidade

Agosto Negro - Black August

In Memorian - Negros que fizeram a história do Brasil

A negação do Br - o negro nas novelas 6/7

Representação estética do negro na mídia.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros - CBPN


Participe e Divulgue o V CBPN acontecerá na UESB, Campus de Jequié, entre 16 e 20/11/2015, e tem como tema “Produções culturais Afro-Brasileiras e diversidade: territorialidades, histórias e saberes”.        
O evento será articulado com o IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, a XI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e o II Seminário do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, já organizados pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE.
A parceria se apresenta como uma oportunidade ímpar ao reunir vários pesquisadores, docentes e discentes de todo o Estado da Bahia, bem como, pessoas interessadas pela temática.
Desde a sua primeira edição, o CBPN tem buscado atingir os seguintes objetivos: promover intercâmbios sobre as experiências de pesquisas; tomar posições que implementem ações de participações efetivas nos debates sobre assuntos relacionados à africanidade e questões raciais; inventariar as áreas e temas de interesse dos pesquisadores negros; criar estratégias com vistas a buscar apoio e convênio com as instituições de fomento nacionais e internacionais; propor mecanismos de divulgação de resultados das pesquisas concluídas e em andamento; apresentar e participar de projetos e atividades de Programas de Graduação e de Pós-Graduação, que visem a contribuir para a implementação da Lei 10.639; fomentar o intercâmbio com instituições que estão discutindo temas diretamente ligados aos interesses das populações negras.
A programação dos eventos incluirá palestras, conferências, minicursos, oficinas, mostras de fotografia/vídeo e apresentações artísticas. 
Para Saber Mais: SITE

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Campanha #SPcontraoRACISMO - Santos Futebol Clube

Marcha das Mulheres Negras 2015: contra o Racismo, a Violência e pelo Be...

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA 
 

Da escravidão de negras e negros, ergueu-se a riqueza, a propriedade privada e os meios de produção do Brasil Colônia até o Brasil Contemporâneo. As injustiças, violências e explorações sofridas, pela população negra brasileira, têm seus efeitos ecoando ainda hoje, e as pontuais vitórias na promoção da igualdade racial, ainda são tímidas, em vista da enorme desigualdade social, da violência e omissão do estado brasileiro. Por isso novembro é o mês simbólico para a reflexão.
127 anos após a abolição, o Brasil figura entre as grandes nações, sendo a sétima economia mundial. A população negra, contudo, continua em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso à habitação, saúde, educação, segurança, justiça, transporte, esporte, lazer, cultura e sobretudo ainda é alienada de sua ancestralidade, por meio do racismo institucional, que ocupa diversos níveis tanto no setor público quanto no privado, vide as constantes tentativas de implementação da lei 10.639/03 e da portaria nº 992, de 13 de maio de 2009.
A população negra é a maior vítima da violência nas periferias brasileiras, sobretudo da praticada pelo estado, tanto na área da segurança pública, vide os autos de infração e o extermínio da juventude negra, a juventude negra é a maior vítima de homicídios em nosso país. Segundo a Anistia Internacional, dos 56 mil homicídios que ocorrem por ano no Brasil, mais da metade são entre os jovens e 77% são negros e pardos, quanto da saúde, pois as mulheres negras costumam receber em média menos tempo de atendimento médico que mulheres brancas e que compõem 60% das vítimas da mortalidade materna no Brasil. Além disso, somente 27% das mulheres negras tiveram acompanhamento durante o parto segundo a pesquisa do ministério da saúde, ao contrário dos 46,2% das mulheres brancas; e 62,5% das mulheres negras receberam orientações sobre a importância do aleitamento materno, preteridas em favor dos 77% das mulheres brancas. O próprio estado admite o racismo institucional e a omissão no atendimento a população negra.
A chama da luta, inspirada por Zumbi dos Palmares (“abatido” em 20 de novembro de 1695) nunca pode se apagar, pois ainda temos um considerável caminho na questão do espaço das negras e negros na mídia, no judiciário, no legislativo, no executivo, além de tantas outras plataformas político- institucionais, de luta cotidiana contra o racismo, discriminação, xenofobia e intolerâncias correlatas.
Algumas reflexões: 






 
Para Saber Mais:
GELEDES 
NEGRO BELCHIOR 
SEMIDH 
SEPPIR PR 
PALMARES
 
 
 

terça-feira, 3 de novembro de 2015

VOL. 7, nº 17 (2015): REVISTA DA ABPN - DOSSIÊ QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E LINGUAGENS

Já está disponível a décima sétima edição da Revista da ABPN, composta por 11 artigos do Dossiê Temático Questões Étnico-Raciais e Linguagens organizado pelas professoras Dra. Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ), Dra. Liana de Andrade Biar (PUC-Rio) e pelo professor Dr. Roberto Carlos da Silva Borges (CEFET/RJ), bem como 6 artigos de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil.
A finalidade do dossiê é dar visibilidade a discussões acadêmico-científicas que remetem às dimensões simbólicas das identidades e relações étnico-raciais no discurso institucional, cotidiano e literário.      
Para Saber Mais:
VOL. 7, nº 17 (2015): REVISTA DA ABP